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Fazer a reformulação de sites significa obter mais do que um novo visual. Trata-se de ter uma solução completa que oferece aos visitantes do seu site exatamente o que eles estão pedindo quando precisam. Vamos percorrer os passos para você começar com seu novo design.

Planejamento Faz Perfeito

Comece dando um passo para trás e olhando para o quadro geral. O que você está tentando alcançar? Um plano forte agora fará um processo tranquilo ao longo do caminho.

O que significa “reformulação de site“? Quanto custa reformular a aparência do seu site? Que coisas você deve ter em mente ao escolher entre uma reformulação leve e uma revisão completa? Você encontrará as respostas aqui.

Se você acha que é hora de otimizar seu site ou sua loja on-line para dispositivos móveis, isso significa que você está reformulando isso? Se você contratar desenvolvedores para personalizar um tema WordPress padrão que você usa há anos, isso também é considerado um novo design? E se você estiver migrando do WordPress para outra plataforma?

Claramente, há mais na reformulação de sites do que novas cores, botões, menus e formulários. No entanto, as empresas que iniciam o processo de reformulação do site geralmente têm objetivos semelhantes: maior presença on-line, melhor experiência do usuário ou maior conversão. Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a atingir essas metas, não importa o que “redesenhar” signifique para você.

  • Defina sua marca e seu público-alvo. Como seus clientes se sentem em relação à sua empresa? O que eles esperam de você e do seu site? Certifique-se de estudar o feedback do usuário que você recebeu desde que o site foi publicado.
  • Estude seus dados do Google Analytics para determinar quais páginas e conteúdos devem permanecer intactos, o que funciona bem e o que não funciona. O conteúdo vai ficar bem em seu novo site?
  • Identifique os KPIs – o número de visitantes mensais do website, a taxa de rejeição, o tempo médio em uma página da Web, etc. – que são importantes para sua empresa.
  • Estabeleça seus objetivos. Por exemplo, você pode querer acelerar o seu site corporativo, melhorar sua funcionalidade, melhorar as taxas de conversão. ou simplesmente renovar sua aparência.
  • Desça à análise competitiva e encontre vários sites que você mais gosta. Quais recursos eles usam? Se você está pronto para se tornar um pouco mais técnico, você pode desenhar wireframes de papel e caneta ou usar ferramentas simples como Mockplus ou Balsamiq para determinar como elementos de interface de usuário (UI) como controles deslizantes, ícones e blocos de texto aparecerão em uma tela e como as telas se ligam umas às outras.

Depois de reunir os requisitos iniciais, você deve colocar tudo no papel, encontrar um fornecedor confiável que traduza seus valores de negócios em linguagem de tecnologia e escolha as ferramentas de desenvolvimento certas para o seu projeto.

Decida o que você precisa agora e o que você pode precisar no futuro

O design da interface do usuário é apenas a ponta do iceberg, normalmente responsável por 30% do tempo de vida de um projeto da web. Por esse motivo, você não pode criar uma estratégia detalhada de reformulação de site por conta própria, pois você não sabe exatamente como o site funciona sob o capô. É por isso que você precisa de ajuda profissional.

O termo “reformulação do site” pode se referir a qualquer um dos seguintes:

  • Alterações cosméticas que afetam apenas a parte da interface do usuário
  • Uma reformulação de back-end, que permite melhorar a funcionalidade de um site sem alterar sua aparência
  • Uma revisão completa do site, que pode envolver a migração para um novo CMS, a incorporação de novos módulos e extensões e o novo design da interface do usuário.

Isso realmente depende dos seus KPIs atuais, metas, estratégia de crescimento e orçamento. Suponha que você execute um site WooCommerce. Uma coisa é personalizar seu tema desatualizado de design plano; Outra é adicionar um mecanismo de recomendação de produtos a ele. Mesmo as menores alterações na funcionalidade do seu site podem gerar várias alterações na interface do usuário e vice-versa.

Obviamente, mais codificação significa maiores custos de reformulação do site. Quanto custa reformular um site de negócios. O desenvolvimento de um tema de design personalizado envolve esboço, wireframing e elicitação de requisitos, portanto, esteja preparado para aguardar de quatro a cinco semanas.

  • Migrar para um novo CMS equivale a construir um site a partir do zero. Seu custo depende de vários fatores, incluindo a escolha do CMS, a complexidade da lógica de negócios e a transferência de dados do site. 
  • Como um pensador progressista, você deve ser capaz de imaginar sua empresa por cinco anos e fornecer a base para futuras mudanças. Vamos usar o WordPress, o CMS que fornece 29,4% de todos os sites e oferece mais de 40.000 plugins e temas de design. Se você optar por trocar o seu site datado do Adobe Catalyst por uma loja estilo WordPress, poderá adicionar 1.000 páginas ao seu catálogo e nunca se preocupar com a escalabilidade e o desempenho do site.

OK, você decidiu reformular seu site e lidou com o processo como um profissional. Próximo passo? Defina uma data de lançamento realista que deixe tempo suficiente para garantia de qualidade. Há várias coisas a considerar nesta fase:

  • O site se parece com os primeiros modelos que você criou ou aprovou?
  • Funciona da maneira que você esperava?
  • Você pode restaurar rapidamente os dados caso algo dê errado?
  • As páginas antigas redirecionam para as novas?

Agora vem a parte mais emocionante – lançando seu site e ver o que os usuários pensam sobre isso. Para isso, você pode criar uma pesquisa on-line e solicitar que os clientes fiéis avaliem o novo site. Além disso, você deve ficar de olho nos dados do Google Analytics para garantir que você atenda seus KPIs.

Às vezes, a reformulação de sites produz resultados imediatamente; em alguns casos, leva meses para alcançar um crescimento sólido. De qualquer forma, a maioria das empresas redesenha seus sites a cada 2,66 anos – o que nos leva a tomar decisões inteligentes de longo prazo em relação à sua estratégia de crescimento. Desde que você escolha a pilha de tecnologia certa e crie um site com a escalabilidade em mente, essas alterações serão meramente nominais.

Seu projeto de reformulação do website não inicia quando você esboça o que deseja que o site tenha, quando o designer começa a desenhar o primeiro pixel ou quando você compra um modelo de site pré-fabricado. Mesmo para pequenas empresas, o redesenho deve começar com muito planejamento estratégico.

Sem uma abordagem estratégica, seu novo design pode sair atrasado, acima do orçamento e pode ser mais uma despesa do que um investimento. O processo a seguir pode parecer um pouco esmagador, mas você obterá muitas vantagens em retorno. 

Conseguir a reformulação de sites e renovado não significa jogar fora seu site antigo. Ele tem que começar com uma revisão do que seu design atual está fazendo por você, o que falta e como ele se encaixa no seu negócio como um todo.

Comece fazendo uma rápida revisão do seu negócio como um todo. Considere as seguintes áreas:

  • Branding Como você definiria sua marca? Quem são seus clientes-alvo? Como eles descreveriam sua marca?
  • Vendas. Você está constantemente atingindo suas metas de vendas? Se não, quais melhorias estão nos trabalhos que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos?
  • Marketing. Quais canais de marketing você está usando atualmente? Quais resultados você obtém para cada canal de marketing? 
  • Lucros. Dada a receita e as despesas do seu negócio, quanto são os lucros? Quais produtos e quais canais de marketing geram os maiores lucros? 
  • Concorrência. Quão saudável é o seu negócio em comparação com seus concorrentes? 
  • Outros KPIs. Considere os outros principais indicadores de desempenho que você usa para medir o sucesso do seu negócio. Pode ser o número de clientes recorrentes, o valor médio da vida útil de seus clientes ou o número de novos leads que você recebe por mês.

Pense no papel que seu design atual desempenha em cada uma das áreas acima. Como o design atual do seu site exibe sua marca? Quanto você está recebendo vendas? Para cada dólar que você gasta no seu site, quanto receita você recebe em troca? Depois de examinar o papel do seu site nessas áreas-chave, você poderá descobrir como melhorá-lo.

Como foi o seu último processo de reformulação de site?

Mesmo que seu website tenha sido criado há anos, é importante lembrar o máximo possível sobre o processo de design: 

  • Quais partes do processo funcionaram? 
  • Quais partes foram frustrantes? 

Se houver um designer ou outras pessoas envolvidas, tente lembrar como foi o processo de colaboração. Pesquise seus e-mails e documentos para esclarecer como seu design atual foi feito. Tome notas sobre como você pode planejar este projeto de reformulação para funcionar sem problemas e atingir seus objetivos.

Em seguida, veja os detalhes de como o seu site desempenha seu papel em suas vendas e marketing. Reúna as métricas de referência, como as seguintes:

  • Número médio de visitantes mensais. Este é o número de pessoas que visitam seu site todos os meses. 
  • Principais locais de visitantes. Estes são os países ou cidades onde a maioria dos visitantes do seu site é proveniente.
  • Principais dispositivos de visitante. Você também pode observar os dispositivos que seus usuários geralmente usam ao visualizar seu site. Você não precisa entrar em marcas e modelos específicos, mesmo que o programa de análise do site os acompanhe. Apenas observe o tipo de dispositivo, o sistema operacional e os navegadores da web usados.
  • Taxa de rejeição. Essa é a porcentagem das visitas ao seu site que permanecem apenas em uma página do seu site. Se o seu site for dependente de pessoas que visualizam páginas de conteúdo, como blogs, essa pode ser uma métrica importante para você. Você pode aprender mais sobre as taxas de rejeição deste artigo.
  • Principais origens de tráfego de referência. Estes são os sites que trazem mais visitantes para o seu site. Estes podem ser sites de mídia social ou sites populares ou blogs que mencionaram sua empresa.
  • Número de novos leads por mês. Se você usa seu website para reunir leads, é provável que o número de leads por mês seja seu número de inscritos, consultas ou inscrições.
  • Número de vendas por mês. Conte apenas às vendas que foram feitas diretamente do seu site, se você tiver vários pontos de venda (como na loja, nas mídias sociais ou em outras lojas).
  • Receita por mês. Quanto dinheiro seu site traz? Como isso se compara com outras fontes de vendas ou receita?
  • Taxas de conversão do site.   A maioria dos sites é construída para conversões. Descubra qual porcentagem dos visitantes do seu site acaba se tornando leads (como assinantes ou usuários registrados). Se você vender diretamente de seu website, calcule também quantos desses leads acabarão sendo clientes pagantes.

Você não precisa reunir todas as métricas acima, apenas aquelas que são relevantes para sua empresa. A coleta dessas estatísticas de referência pode ajudá-lo a comparar facilmente seu projeto atual com seu novo design. Afinal, é melhor que seu novo design tenha, pelo menos, resultados semelhantes ao seu design atual.

Não esqueça de reunir comentários descritivos também. Por exemplo, desde que você lançou seu design atual, que comentários você recebeu de usuários e clientes? Passar por revisões de clientes antigos e e-mails para ver se houve alguma reclamação ou elogios.

Depois de avaliar o seu design atual, atente para suas metas de negócios no futuro próximo. Onde você espera que seu negócio seja nos próximos 6 meses? Que tal daqui a um ano ou dois? Seja o mais específico e quantitativo possível. Esclarecer seus objetivos permitirá que você defina uma direção para seu novo design.

Quando você tem suas metas de negócios em mãos, concentre-se em como seu novo site deve ajudá-lo com essas metas. Por exemplo, se sua meta é aumentar as conversões, talvez você possa planejar criar um funil de vendas on-line simplificado  usando seu website. 

Se seu objetivo é obter mais leads, você pode especificar que seu novo site seja otimizado para mecanismos de pesquisa e mídias sociais, para que seja mais fácil para as pessoas encontrarem. Relacione essas metas na planilha para que você e seu designer tenham uma referência para os objetivos primários do site.

Por fim, visualize como você deseja que seu processo de reformulação seja semelhante. Não apenas liste os passos que você precisa dar, olhe para todos os aspectos do processo, desde a visão geral até as operações do dia a dia. 

Se você está trabalhando no design, isso não pode ser mais do que uma simples lista. Mas, se houver outras pessoas envolvidas no processo, você precisa ser mais específico. Isso inclui o processo de feedback que você tem com o designer, seu nível de comunicação entre eles, bem como os prazos provisórios para os principais marcos.

É fácil ignorar este passo. Depois de definir metas, é tentador começar a pesquisar um modelo de site ou contratar um designer. Mas sem colocar suas expectativas no papel, é provável que você acabe entendendo mal ou entendendo as partes do processo que considera mais importante.

Além disso, se você está contratando um designer, liste seus critérios para um “candidato a sonho”. Inclua qualificações de design, os tipos de clientes com os quais trabalhou no passado, estilo de comunicação, abordagem de design e preço. Faça isso antes de começar a procurar em portfólios de freelancers ou em comunidades de designers, para encontrar o profissional certo.

Ter um processo de reformulação profissional

Depois de concluir as etapas acima, você estará pronto para começar o design real. Se isso envolve a busca por um profissional como a Websecret-SEO, a criação do site por conta própria ou a contratação de um designer, você está iniciando o projeto com uma base sólida. Desta forma, você está recebendo um novo site que é tudo sobre resultados, não apenas aparência.

 

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